A 24a edição da CASACOR Minas, aberta no último dia 07 de agosto segue até 16 de setembro apresentando 49 ambientes, assinados por 86 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado. Ao longo da ocupação do casarão histórico, a mostra conta com um ambiente voltado para atividades educativas e culturais, o Campo de Palestras Sesc, realizado pelo Sesc, que promoverá uma extensa programação de debates, rodas de conversas, workshops, dentre outras atividades

 

Mais do que ser a maior mostra de arquitetura e design do estado, a CASACOR Minas assume o compromisso de ser uma plataforma de conteúdo que dialoga e aproxima o público de aspectos centrais da cultura e da sociedade. Para 2018, em sua 24ª edição, o evento conta com o Campo de Palestras Sesc, um espaço destinado a receber uma programação diversificada e aberta a públicos diferentes, voltada para atividades que convidam o público a refletir acerca de temas inerentes ao universo da arquitetura, design, tecnologia, urbanismo e cultura em geral.

Sesc participa, de forma inédita, da CASACOR Minas com a realização do ambiente que tem projeto arquitetônico assinado por Lucas Durães, arquiteto e fundandor do GUAJA e por Fernanda Chagas e Gabriel Jota da Dobra Arquitetura. Partindo do tema desta edição, CASA VIVAo espaço foi criado com a proposta de quebrar a rigidez estabelecida entre palco e plateia, muito comum nos auditórios e espaços para apresentações, convidando o público a interagir e trocar informações entre si, criando novas possibilidades de conexões e desviando de formas tradicionais de transmissão de conhecimento. A própria disposição do mobiliário foi desenhada e realizada de forma a gerar encontros de vários tipos e em momentos variados, seja entre as pessoas, fisicamente, ou por meio de conteúdos digitais produzidos no decorrer dos eventos.

O Campo de Palestras Sesc possui uma composição mais descontraída e contemporânea, apresentando elementos tipicamente domésticos, como cama, mesa de jantar, e também elementos normalmente associados a momentos de lazer como cadeira de balanço e gangorra, utilizados no espaço com o propósito de o ambiente potencialize a proliferação de ideias devido ao conforto e bem estar do visitante. Para a criação do mobiliário, usou-se como matriz uma cadeira em estrutura metálica e assento plástico na cor branca, cor que também aparece nas luminárias e cortinas, assim como o tom cinza que pode ser visto nos estofados e carpetes.

PRÓXIMAS ATIVIDADES

Na terça-feira (14/08)o espaço receberá, às 19h30, a stylist Mariana Sucupira e a arquiteta Isabela Vecci, que assina o projeto arquitetonico do bar oficial da CASACOR Minas, para o bate-papo “Casa Personificada” que abordará o valor existente nos processos pelos quais se dá as expressões pessoais na Arquitetura de Interiores, tanto dos profissionais exercendo seu trabalho, como dos próprios moradores ou usuários na composição dos espaços privados.

 

Na quarta-feira, 15/08o encontro “TURISMO é NÉGOCIO. E NEGÓCIO é de EMPREENDEDOR/EMPRESÁRIO”, receberá o Consultor em Turismo de Négocios e Eventos, Hernani de Castro Júnior, que a partir de suas experiências em diversas regiões do país, conversará com o público a respeito das ricas oportunidades de se empreender no ramo da arquitetura, design, artes plásticas, artesanato e decoração.

 

Fechando a programação desta semana no Campo de Palestras Sesc, o público é convidado a participar da conversa “Casa Galeria”um encontro que receberá, na quinta-feira (16/08), ás 19h30, o arquiteto Pedro Lázaro, que assina o ambiente “Living” na mostra, e a artista plástica Cláudia Dodd, para debaterem a respeito do papel da arte na sociedade contemporânea. No mundo contemporâneo a arte está dentro do ambiente doméstico, cada vez mais presente em espaços de moradia e exigindo dos profissionais de arquitetura um olhar sensível para projetar e desenvolver ambientes que dialoguem com a arte de forma harmoniosa. O debate procura abordar justamente os efeitos da arte em diversas esferas da sociedade, não só falando dos desdobramentos no meio da arquitetura e design, mas também na importância cultural e reflexiva da ate,assim como as possibilidades de atuação no desenvolvimento econômico e social.

Programação Campo de Palestras Sesc

14/08 – TERÇA-FEIRA

Horário: 19h30

CASA PERSONIFICADA

Mariana Sucupira (stylist) e Isabella Vecci (Vecci Lansky Arquitetura).

O tema aborda o valor e riqueza das expressões pessoais na Arquitetura de Interiores, tanto dos profissionais exercendo seu trabalho, como dos próprios moradores ou usuários na composição dos espaços privados. As palestrantes, personalidades conhecidas de Belo Horizonte, compõem um panorama diversificado cada uma com conhecimentos e atuações específicos.

 

15/08, QUARTA-FEIRA

Horário: 17H30
TURISMO é NEGÓCIO. E NEGÓCIO é de EMPREENDEDOR / EMPRESÁRIO
Hernani de Castro Júnior (Consultor em Turismo de Negócios e Eventos)
A conversa abordará as várias oportunidades de se empreender dentro das artes plásticas, da decoração, do artesanato, gerando um novo negócio sustentável e compartilhado por todos.

Hernani de Castro Júnior, consultor em Turismo de Negócios e Eventos, contará de sua experiência em diversas regiões, mostrando a riqueza e a criatividade das comunidades envolvidas.

16/08, QUINTA-FEIRA, 19H30
CASA GALERIA
Pedro Lázaro (Pedro Lázaro Arquitetura) e Cláudia Dodd (Pé Palito)
A força da arte na vida cultural das cidades e das pessoas bem como na economia, tem refletido na arquitetura e nos ambientes domésticos, a ponto de algumas residências se transformarem em verdadeiras galerias.

Como é viver nestes espaços hiper-estimulantes? Como a expressão da arquitetura dialoga com as obras de arte? O cubo branco continua sendo o espaço ideal pra receber as artes plásticas?

Pedro Lázaro é um arquiteto de destaque no cenário nacional com grande intimidade com o universo das artes plásticas.

Cláudia Dodd é artista plástica de formação e proprietária da loja de móveis vintage Pé Palito. Transita no universo da arquitetura de interiores com extrema sensibilidade e embasamento teórico.

21/08, TERÇA-FEIRA, 19H30
ARQUITETURA COMERCIAL
Camila Tariki (Bernardes Arquitetura)

O tema aborda as especificidades dos espaços interiores de hotéis, intimidade x impessoalidade, conforto, exclusividade, funcionalidade, bem como aspectos relacionados às culturas locais e seus reflexos na composição destes ambientes.

Camila Tariki é sócia do escritório Bernardes Arquitetura, um dos mais atuantes no mercado nacional, responsável por projetos como o Hotel Fasano Brasília e Fasano Belo Horizonte, Museu do Mar (RJ), além de belas residências por todo o Brasil. Camila é responsável pelos projetos de interiores do escritório.

22/08, QUARTA-FEIRA, 17H30
INTERAÇÃO entre a MODA, a DECORAÇÃO e a ARQUITETURA
Giovanna Penido e Natalie Oliffson ( Consultoras e integrantes do Núcleo Executivo da Frente da Moda Mineira)
Um painel abordará como a Moda Mineira pode estar presente na criatividade da decoração de interiores.

Liderado pelas consultoras Giovanna Penido e Natalie Oliffson, integrantes do Núcleo Executivo da Frente da Moda Mineira – FMM, o painel abordará esta interação bem como o propósito do movimento da Frente e suas ações.

23/08, QUINTA-FEIRA, 19H30
ESPAÇOS DE TRABALHO
Lucas Durães (arquiteto e fundador do GUAJA)

Sensibilidade e versatilidade são algumas das características necessárias na abordagem arquitetônica e humana das mais diversas necessidades e situações do cotidiano das pessoas — e, em especial, nos espaços de trabalho.

Lucas Durães é arquiteto formado pela UFMG e proprietário do GUAJA, um ambiente do mundo real e virtual que inspira ideias e conecta oportunidades, a partir de curadoria de conteúdo e design de conhecimento. Além das atividades de coworking, marketplace e café, promove cursos livres em diversas áreas tais como arquitetura, design, tecnologia, comunicação, design thinking, etc. Seu contato com uma grande diversidade de áreas do conhecimento amplia sua visão e abordagem dos espaços de trabalho contemporâneos.

28/08, TERÇA-FEIRA, 19H30
O FUTURO DAS HABITAÇÕES
Marcelo Tramontano (NOMADS.usp)
Qual é o futuro do interior das casas e apartamentos? Como as tecnologias perpassam esses ambientes?

Quem comenta esse assunto é Marcelo Tramontano, doutor em arquitetura pela FAU/USP e coordena  Nomads.usp: Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, que tem foco no estudo dos espaços híbridos e nas interfaces entre arquitetura e diferentes áreas de conhecimento.

29/08, QUARTA-FEIRA, 17H30
INTERAÇÂO entre a GASTRONOMIA, a DECORAÇÃO e a ARQUITETURA
Felipe Leroy (Chef) e Nina Abadjieff (arquiteta)
Este encontro mostrará a íntima interação da gastronomia, em sua diversidade, com os espaços de bares e restaurantes, sob a coordenação da Frente da Gastronomia Mineira, movimento crescente em prol desta riqueza em Minas Gerais.

O Diálogo terá a presença do Chef Felipe Leroy e da arquiteta Nina Abadjieff, que abordarão esta interação contando de suas experiências.

29/08, QUARTA-FEIRA, 19h
CORES: TERNURA DA LUZ
Cida Nogueira (makeup artist) e Tatiana Gabrich (advogada e pesquisadora das cores)
O mundo se apresenta como uma paleta de cores diversa e múltipla e cada pequena parte deste todo carrega sua própria cor. É da convivência, da sobreposição de tintas, que surge a tela-mundo. Portanto, cabe a cada um de nós encontrar a harmonia de cada cena.

01/09, SÁBADO, 19H30
CASA AFETIVA
Cidoca Nogueira (makeup artist) e Alexandre Rousset (Alexandre Rousset Arquitetura Cenografia)

O tema proposto aborda os espaços interiores pela ótica de não-arquitetos e não-decoradores.

04/09, TERÇA-FEIRA, 19H30
ARQUITETURA E TECNOLOGIA
José Cabral Filho (LAGEAR – UFMG)

06/09, QUINTA-FEIRA, 19H30
CASA BRASILEIRA
Freusa Zechmeister (arquiteta)

11/9, TERÇA-FEIRA, 19h30
CENTROS CULTURAIS EM DEBATE
Janaína Melo Cunha (Sesc Palladium) e convidado

O foco deste encontro é compartilhar as experiências e os desafios de gestão dos Centros Culturais nos dias de hoje. Pensar em Centros Culturais que de fato se relacionem e dialoguem com a cidade e com a comunidade em que estão inseridos.

12/09, QUARTA-FEIRA, 19h30
SINERGIAS ENTRE ARQUITETURA. DESIGN E IMAGEM PESSOAL
Com Cris Alves
Bate-papo sobre como os elementos de design (linhas, formas, cores, textura e volume) estão presentes na arte, no design de interiores e na imagem pessoal e como podemos nos valer dessas ferramentas para o dia a dia.
Público alvo: estudantes e profissionais de arquitetura, design de interiores, moda, imagem pessoal e demais interessados no assuntos

13/09, QUINTA-FEIRA, 19H30
TECNOLOGIAS SOCIAIS E PRÁTICAS CULTURAIS
Juliana Braga (SESC-SP) e convidado

Reflexão sobre como as tecnologias sociais e a programação dos Centros Culturais podem humanizar esses espaços, os tornando vivos e convidativos para que o público possa interagir e se relacionar com esses ambientes.

Sobre a Multicult

Multicult é uma empresa promotora de eventos diversos, entre eles a CASACOR Minas, que em 2018 completa 24 edições ininterruptas. A proposta da empresa é promover e empreender projetos e iniciativas nas áreas de Cultura, Arquitetura, Design, Gastronomia e Urbanismo. O portifólio de ações desenvolvidas com a assinatura da Multicult reúne eventos diversos que se destacam por promover não apenas entretenimento, mas também uma plataforma de inspiração, informação e networking. Outro foco de atuação da empresa é a promoção de iniciativas que contribuam para a preservação da memória e da identidade urbana

CASACOR Minas Gerais

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2018 chega à sua 24a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

Redes

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

 

CASACOR Minas Gerais

Quando: de 07 de agosto a 16 de setembro de 2018

Endereço: Rua Sapucaí, 383– Floresta- Belo Horizonte

Horário de funcionamento: de terça à sexta de 15h às 22h/ Sábados, de 13h às 22h e aos domingos e feriados de 13h às 19h.

Ingressos: R$50 inteira e R$25 meia / R$150 – passaporte(válido para todos os dias)

Vendas: nas bilheterias ou pelo site www.ingressorapido.com.br

Informações: www.casacor.abril.com.br