Não é só no Brasil que a adoração pela astrologia  é tal que nunca  faltam os memes sobre cada signo nem empresários que admitam basear suas decisões nos astros. Vários países da América Latina compartilham a aficção e neles a estrela do momento é uma venezuelana talhada para a era das redes sociais. Chama-se Mia Astral. Mais de um milhão de pessoas no Facebook e mais de 700 mil no Instagram seguem suas dicas astrológicas, que mesclam inspiração na cabala e até em técnicas de coaching.

El País

A ” Susan Miller latina”, para citar como referência a astróloga dos EUA também famosa no Brasil, usa dizeres motivacionais e até memes para emitir seus conselhos. Um meme com atriz Sarah Jessica Parker com a frase “Não posso! Mercúrio está retrógrado!” foi a aposta em dezembro, quando para os que acreditam em astrologia, começou a temida fase do astro em que é preferível não tomar algumas decisões ou comprar eletrônicos.

Em um de seus vários áudios e vídeos, aliás, Mia Astral adverte aos crentes de que Mercúrio está direto, mas não em seu melhor momento, pelo menos até 12 de janeiro do ano que vem. “Mercúrio está na sombra retrógrada, começou direto, mas não totalmente. Talvez só agora algumas coisas estejam ficando claras para você”, diz, enigmática.

Em outros momentos, flerta com a autoajuda: “Fecha algumas portas. Não por orgulho, incapacidade ou arrogância, mas simplesmente porque elas não te levam a lugar nenhum”. “Clichê, mas é verdade”, escreveu ela, ovacionada no Instagram.

Mia Astral, cujo nome real é María Pineda, nasceu na cidade venezuelana de Maracaibo em 1983 e em 2008 migrou para Miami, como vários de seus conterrâneos. Advogada de formação, ela se dedicou à cabala e agora também ao coaching. As redes sociais se mostraram sua plataforma perfeita, onde dá até dicas de alimentação (ela também é nutricionista) mescladas com explicações em vídeos sobre dados básicos da astrologia e, claro, relacionamentos _afinal, quem nunca pulou aquela frase sobre trabalho quando lê a previsão astrológica do dia? Com seu livro faz turnês e palestras por vários países e é famosa especialmente na Argentina e na Colômbia. A exemplo de outros astrólogos famosos, sempre repete que não faz previsões, mas sim orienta melhores práticas em relação “à energia disponível”.

O certo é que Mia Astral faz dinheiro. A maioria do acesso em seu site é pago, mas nem nas festas ela abre mão de fazer vídeos em suas redes sociais. No material gratuito ela garante que 2018 é o ano do trabalho duro e da disciplina, dada a combinação de  Saturno em Capricórnio, um cenário que dura até 2020.