A tendência mundial de racionalização de espaços nos empreendimentos tem muito a ver com a necessidade cada vez maior das pessoas em aderirem a uma rotina diária mais prática. Nesse sentido, uma nova onda ganha força no mercado imobiliário de grandes cidades como Goiânia:  luxo  compacto ou o compacto de alto padrão. Isso significa dizer que as pessoas estão abrindo mão de mais espaço, mas não do conforto, comodidade e sofisticação.

O Hit Marista, mais recente lançamento da Terral Incorporadora localizado na região mais nobre da capital goiana, o setor Marista, traz justamente essa proposta do compacto de alto padrão. Os decorados do empreendimento residencial, de 72m² e 116m², cujo projeto de interiores é assinado pela arquiteta Adriana Mundim, busca traduzir essa tendência de apartamentos com metragens menores, mas que reúne características do alto padrão luxo como vários itens de conforto, acabamento de altíssima qualidade, excelente localização e modernas tecnologias de sustentabilidade.

A apresentação do apartamento decorado começa na sala, integrada com varanda-balcão, cozinha e sala de recepção. Nesse espaço, ao invés de apenas usar o tradicional sofá para recepcionar, a arquiteta optou por inserir uma mesa. Além do conforto, os convidados e os moradores têm a sensação de uma varanda gourmet, mesmo estando em uma sala de estar. “A integração dos ambientes já caiu no gosto popular. As pessoas não querem mais paredes para dividir os ambientes de recepção e o sofá com a mesa é uma boa pedida”, afirma Adriana.

Fora do lugar comum

A arquiteta conta que, atualmente, as possibilidades de projetos de interiores em apartamentos menores são diversas e existem elementos específicos que são capazes de tirar a decoração do lugar comum, embelezando os ambientes, mas também trazendo funcionalidade.  “As pessoas, hoje em dia, estão mais práticas e querem dar utilidade aos ambientes e não querem ter espaço sobrando somente para acumular poeira”, destaca a arquiteta.

Os espelhos na circulação estrategicamente localizados em frente à vista da varanda balcão, além de ampliar a percepção do espaço, permitem refletir a vista livre do apartamento. “A ideia é que quem senta de costas para a varanda, consiga também apreciar a vista através do espelho”, explica.

O lavabo, presente nos apartamentos de 72 m² e 116 m² oferecidos no projeto do Hit, também recebeu uma decoração especial. “Já que é para recepcionar, que esteja tudo em ordem, inclusive os lavabos”. A bancada é esculpida em porcelanato e o teto também recebeu revestimento espelhado. E por falar em revestimentos no teto, a cozinha integrada à sala também recebeu retoques diferentes do comum. Parte do teto é coberto em madeira, que proporciona uma sensação de conforto para quem desfruta do ambiente, segundo a arquiteta.

Área íntima modernista

No primeiro quarto do decorado do apartamento de 116 m², Adriana Mundim buscou inspiração moderna. A pintura do quarto da menina é em degradê, ou ombrè, como denomina Mundin. Ela traz o tom rosa escuro na parte baixa da parede e diminuindo a intensidade do tom até o pé-direito. “A técnica alonga e amplia o ambiente e deixa uma sensação de conforto e relaxamento, próprio de uma suíte”,  analisa.

No quarto do menino, a arquiteta apostou no papel de parede com paisagem infinita, como uma estrada, um pôr do sol, um mar. O estilo é despojado, contemporâneo e traz a sensação de liberdade.

Na suíte master a arquiteta inovou. No decorado de 72m² a cabeceira da cama casal em patchwork com revestimento em tecido multi-cor, deixou a cama box mais charmosa. O guarda-roupa do casal também traz um tom modernista. Já no decorado de 116m² a sala ganhou destaque rodeada em vidro fumê com um toque espelhado. Antes de chegar ao banheiro do casal, a arquiteta posicionou uma penteadeira estilo camarim para a privacidade e conforto na hora dos cuidados especiais. “É um  local ideal para que a mulher se arrume, passe sua maquiagem sem o desconforto e a umidade do banheiro”, ressalta.

Sobre o Hit Marista

Em poucas semanas após o lançamento do Hit Marista, a Terral Incorporadora, empresa responsável pela construção do residencial, comercializou mais de 60% das unidades. O empreendimento une em seu projeto diferenciais tecnológicos, práticos e sustentáveis para oferecer ao consumidor um imóvel que torne a vida mais prática. Com vista para a Alameda Ricardo Paranhos, o HIT Marista está ao lado de uma das principais áreas verdes de Goiânia, o Parque Areião. Os apartamentos tem 4 opções de metragens: 63m², 68m², 72m² e 116m², com duas ou três suítes, com a opção de uma ou duas vagas na garagem, já preparadas para instalação de tomada para automóveis elétricos.

Os apartamentos terão tomadas USB em todos os quartos, rede frigorígena entregue instalada, plantas flexíveis com pilares localizados estrategicamente facilitando a integração dos ambientes e balcões compostos de esquadrias e gradis que possibilitam maior ventilação e iluminação natural. O condomínio terá ainda reaproveitamento de água pluvial e geração de energia elétrica via luz solar para uso nas áreas comuns do prédio.