A designer de interiores Maura Leme, da 4M’s Projetos, e as arquitetas da Tune Arquitetura passearam pelo Shopping ID e garimparam tendências de decoração para casais. Como o ID reúne lojas especializadas em móveis e artigos do lar com as melhores marcas, ficou fácil para as profissionais deixarem fluir as ideias e mostrar para os amantes como montar um cantinho que estimule a intimidade.


Segundo Maura, formas arredondadas dão mais harmonia ao ambiente, ajudando o casal a se interar mais. Espelhos redondos ficam ótimos nos banheiros e nos quartos. Além disso, manter fontes de água ligadas perto da cama também ajuda no relaxamento, bem como optar por ambientes de meia luz. Lâmpadas amarelas, de preferência com interruptores que tenham graduação de intensidade, são perfeitas.

Para a sensação de aconchego ser ainda maior, o ideal é optar por camas e sofás mais fofinhos. “Nada de colchões e sofás duros. Isso repele o casal”, explica Maura. O ideal é investir nas almofadas e nos travesseiros, sempre misturando cores neutras e vivas. O vermelho e o violeta ativam a libido.


Fotos do casal também devem estar presentes, espalhadas pela casa ou somente no quarto (se o casal for mais reservado). Viagens, jantares, pedidos de casamento, festas, entre outros eventos devem compor os porta-retratos dos enamorados. Por fim, o que mantém mesmo um relacionamento vivo é o carinho de um pelo outro. “Uma ótima maneira de conquistar seu amor todos os dias é arrumando a mesa com taças, velas e louças mais elaboradas, principalmente na hora do jantar.”

Já para as arquitetas da Tune, é importante lembrar que cada casal tem sua personalidade e é preciso definir essa identidade para criar o layout do quarto. A cama é o elemento principal do quarto e ela orienta todos os demais móveis e influência no layout.  Um recurso que está sendo muito utilizado é colocar uma fita de led sobre cabeceira para dar destaque e emoldurá-la.
Em quartos pequenos o armário também é determinante para o layout, devido à posição das paredes. Outro artifício para esses casos é a utilização de bancadas mistas que podem servir como uma mesa de maquiagens e uma mesa de trabalho, por exemplo.

Para quem está montando um apartamento pequeno ou até mesmo uma kitnet, a privacidade e a organização são muito importantes. Painéis de MDF, ripados de madeira e armários e bancadas que podem ser recolhidos ajudam bastante nessas questões.

Seguem alguns projetos Tune para ilustrar essas dicas:

QUARTO MAAN
Ao elaborar o projeto da suíte do casal, a maior preocupação era criar um ambiente que acabasse com o incomodo durante a noite, devido ao horário de trabalho do noturno do marido. Outra reclamação era o excesso de umidade no closet, que fazia a integração do banheiro com o quarto. Como solução o antigo closet foi transformado em um Home Office separando a iluminação e isolando o barulho, proporcionando um ambiente mais tranquilo para as noites. A localização do escritório também permitiu a integração do banheiro sem que fosse necessário passar pelo quarto. Com a utilização do espaço do closet, o quarto ficou mais amplo e recebeu um guarda-roupas.  Por preferencia do casal foram aplicadas cores mais neutras ressaltadas pelo aconchego da madeira.
Local: Asa Norte
Cliente: MAAN
Ano: 2017
Arquiteta: Marcella Teixeira

Kitnet Nasa
Nesse projeto, o principal ponto para o casal era ter um ambiente que integrasse a circulação da cozinha para a varanda sem que os convidados passassem pela área íntima. A solução adotada para criar um ambiente social separado do quarto foi a introdução de um painel ripado móvel, utilizado também no hall de entrada para uma unidade ao projeto. A inclusão do espelho na parede foi muito importante pois permitiu a ampliação do espaço.  A iluminação foi outro ponto muito trabalhado, criando perfis de LED na parede que ajudaram a delimitar as áreas.  O painel em que a televisão se apoia, foi utilizado para camuflar a porta do banheiro e também para recolher a mesa de jantar, quando necessário.  A cozinha em “U” com a Ilha, permite que os anfitriões cozinhem e participem de um bom momento de lazer com os amigos.  O casal não queria se sentir exposto quando houvesse visitas, para isso, a solução foi uma cama embutida que permearia entre essas duas atmosferas. A varanda, mesmo com sua área pequena, possui uma mesa redonda para jogos e pequenas reuniões, tendo o apoio do serviço na bancada.

Arquiteta Parceira: Isabelle Cavalcanti
Ano: 2018
Local: Noroeste

Serviço:
Dicas para namorados Shopping ID
Shopping ID
Horário de funcionamento: segunda a sábado de 10h às 22h e domingo de 13h às 20h
Endereço: Setor Comercial Norte – Quadra 06, Conjunto A – Edifício Venâncio 3.000
www.shoppingid.com.br
Facebook: Id Shopping
Blog: shoppingid.com.br/blog
Twitter: @id_shopping