A segunda edição do Dia do Design Italiano no Mundo, comemorada em 2018, é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Itália para levar o design italiano a 100 cidades ao redor do mundo, através de suas embaixadas e consulados, e de seu braço cultural, o Istituto Italiano di Cultura. No Brasil, a programação será coordenada pelo IED Rio (Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro), e abrangerá eventos em várias capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília. As programações tiveram início em 1º de março, no Rio, e serão continuadas até o dia 4 de abril, em comemoração especial na Embaixada da Itália, em Brasília.

A programação do Dia do Design Italiano no Mundo tem como tema principal o design e a sustentabilidade, com foco em casos de sucesso do design sustentável de grande impacto. O evento evidencia o papel do Made in Italy e sua função de embaixador da cultura material e imaterial da Itália no mundo. O Road Show Brasil para o Dia do Design Italiano no Mundo conta com conferências de designers brasileiros e internacionais, de alto perfil e renomado profissionalismo.

No Rio de Janeiro as atividades, todas abertas e gratuitas, foram realizadas no IED, na Urca, e no Istituto Italiano di Cultura, no Consulado Italiano. O ponto de partida aconteceu no próprio dia 1º de março, aniversário da cidade do Rio, com uma palestra aberta e gratuita no IED, às 19h, do designer italiano Davide Rampello.

O Istituto Italiano di Cultura, instalado no edifício do Consulado Italiano, promoverá, no dia 5 de março a exibição do filme “Il treno di Sottsass” (2017), de Valeria Parisi, e no dia 6 de março uma aula aberta de Marcello Perongini, historiador da arte, gerente de comunicação e marketing do IED Rio, e fundador do grupo Artitalia, sobre “Il Disegno e Monna Lisa”. As duas atividades são gratuitas e realizadas às 19 horas. No dia 7 de março às 19h, no Espaço Laje/Nucleo de Inovação, a programação do IIC se encerra com a palestra de Marie Pierre Schickel, Disrupting times for luxury: new values call for new business models. A palestra será dada em inglês.

A programação do Dia do Design Italiano no Mundo será levada a outras cidades até 4 de abril quando, em Brasília, o governo italiano irá comemorar os 40 anos da abertura da Embaixada da Itália, um edifício construído com critérios totalmente sustentáveis.

 Os eventos programados pelo governo italiano são os seguintes:

No dia 5 de março, em S. Paulo, com a palestra de Davide Rampello, Il Design: le origini della cultura del progetto, no IED S. Paulo, às 11h, com a presença do diretor do IIC Michele Gialdroni.

No dia 12 de março, o Design Italiano vai a Curitiba, com a palestra de Manolo de Giorgi, no Paço da Liberdade, às 10h, na presença do Consul Geral da Itália Raffaele Festa, do prefeito de Curitiba Rafael Greca de Macedo, do presidente da Fecomercio do Paraná Darci Piana e do presidente do IPPUC Luiz Jamur.

No dia 15 de março, uma palestra sobre design e sustentabilidade será dada por Christian Ullmann, na cidade do Recife, em Pernambuco, às 17h, na presença do Consul Geral no Recife Gabor de Zagon.

No dia 20 de março, o Road Show Brasil estará em Porto Alegre, na Universidade Católica do Rio Grande do Sul, às 19h, com a palestra de Flavia Alves de Souza Zanini, na presença do Consul Geral da Itália Nicola Occhipinti.

Em Belo Horizonte, no início de abril, haverá a palestra de Fabiano Pereira, na presença do Consul italiano em Belo Horizonte Aurora Russi.

O evento do Dia do Design Italiano no Mundo será encerrado em Brasília, no dia 4 de abril, na sede da Embaixada da Itália no Brasil, pelo Embaixador da Itália no Brasil Antonio Bernardini, com as palestras de Fabio Palma, diretor do IED Rio, e Ayara Mendo, designer e arquiteta, coordenadora do curso master profissional do IED.