Para além do desejo ser pai ou mãe por adoção, sabe-se que muitos são os procedimentos necessários para adotar crianças ou adolescentes. O caminho obrigatoriamente passa pela Justiça, que avalia desde a possibilidade da entrada destes no Cadastro Nacional de Adoção à condição da família pretendente, tudo em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para explicar tal legislação, o Grupo Aconchego promoverá, neste sábado (11), às 17h, a palestra “Aspectos legais da adoção – o papel da Justiça nos processos de adoção”, ministrada pela psicóloga Karina Gurgel, da Vara da Infância e da Juventude do DF. A ocasião faz parte do programa Encontros sobre Adoção, desenvolvido pela instituição, e ocorrerá no colégio Leonardo da Vinci (903 Sul), com entrada gratuita.

De acordo com o ECA, a inscrição de pretendentes à adoção deve ser precedida de preparação jurídica e psicossocial. “No Aconchego, nós desenvolvemos o pré-adoção, ressaltando sempre os aspectos legais e psicoafetivos do processo. Trabalhamos em parceria com a Vara da Infância, responsável diretamente por todo o aspecto legal e demais atores do processo. E é importante que os interessados tenham compreensão e entendam sobre o papel de cada instância judicial”, explica a psicóloga e coordenadora do programa, Ana Carla Domingues. “Por meio dos encontros, transformamos, portanto, o tempo de espera, da conclusão da etapa judicial, em tempo de preparação”, afirma.

Outros dois momentos também fazem parte da programação deste sábado: o Grupo Laços, destinado aos habilitados e inscritos no Cadastro Nacional da Adoção, e às famílias que adotaram crianças até dois anos de idade; e o Encontro Kids, voltado para crianças e adolescentes que acompanham seus pais ao evento. O Laços terá como tema o desenvolvimento psicoemocional da criança. Já o Kids falará sobre o que muda com a adoção.

Serviço

ENCONTROS SOBRE ADOÇÃO + KIDS + LAÇOS

Data: 11 de agosto de 2018

Horário: 17h

Local: Colégio Leonardo Da Vinci (903 Sul)

Entrada gratuita (inscrições no local) / Informações:

Laços: o desenvolvimento psicoemocional da criança

Kids: o que muda com a adoção

Sobre o Grupo Aconchego O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.