Após mais de uma década ministrando cursos, oficinas e palestras sobre poesia, ativismo literário e gestão da carreira artística pelo Brasil, a poeta brasiliense Marina Mara lançará o livro Profissão Poeta – Um Guia Prático e Amoroso sobre Viver de Poesia. Com uma linguagem acessível e descontraída, Marina aborda temas como publicação de livros, captação de recursos, leis de incentivo à literatura, cultura digital, produção de saraus, poesia falada, financiamento coletivo de projetos, marketing, entre outros. “O intuito do guia Profissão Poeta é oferecer aos poetas, escritores e produtores literários um caminho para formação de público leitor e para viver de sua própria arte de forma poética e sustentável, afirma a autora. ”

O livro traz na capa uma ilustração do artista brasiliense Pedro Sangeon, criador do personagem Gurulino. O desenho é inspirado na Cora, a gatinha de estimação da autora que ganhou o nome em homenagem à poeta Cora Coralina. O guia Profissão Poeta foi financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e estará à venda por R$ 20,00 na noite do lançamento.

Segundo Marina, “com a disseminação da cultura digital e da economia criativa, a indústria cultural de massa vem perdendo força de persuasão e exclusividade junto ao grande público, permitindo ao artista viver de sua arte de forma independente, sem se tornar re­fém do mercado editorial para ser lido”.  O que estimulou Marina a escrever o livro foi a distância observada entre a poesia e a maioria das pesso­as, principalmente nas classes menos favorecidas economi­camente. Uma das causas desse distanciamento é o domínio dos meios de comu­nicação pela indústria cultural que tem como objetivo a massificação da arte visando lucro rápido sobre a venda de produtos efêmeros – o que geralmente exclui a boa poesia. “Enquanto os ‘best sellers’ e outros modismos de qualidade literária duvi­dosa são vendidos aos montes, algumas grandes obras de no­vos escritores sequer são aceitas pelas grandes editoras para apreciação. Outro fator a ser observado é a falta de apoio do estado e de políticas públicas realmente democráticas e con­tínuas para a literatura”, afirma Marina Mara.

O sarau de lançamento do livro Profissão Poeta será dia 04 de maio, no café Objeto Encontrado, que fica na CLN 102, bloco B, na Asa Norte a partir das 19h. O microfone estará aberto aos poetas e artistas da cidade durante o evento.

Serviço:
Lançamento do livro Profissão Poeta

Dia 04 de maio de 2017  

No Objeto Encontrado – CLN 102 bloco B

A partir das 19h
Valor do livro: R$ 20,00 a venda do local

Informações: marinamara@gmail.com ou (61) 9550-2192

www.marinamara.com.br