Os concurseiros de plantão sabem que a disciplina mais cobrada nas provas é a Língua Portuguesa. A matéria é a que costuma ter o maior número de questões e o maior peso nos certames. Muitos candidatos acabam com dificuldade em aprender o conteúdo, e isso faz com que diminuam suas chances na hora da prova. Nas provas de gramática, por exemplo, existem  os famosos “peguinhas”, quem podem vir no enunciado, com questões que possuem duplo sentido, palavras trocadas etc.

Com o objetivo de ajudar os alunos, o professor Fabrício Dutra, especialista no assunto,  criou um método diferenciado: começou a gravar vídeos curtos para abordar o assunto de forma mais descontraída e objetiva, despertando um interesse maior nos alunos. “Eu procuro mostrar a lógica por trás das regras e, segundo os alunos, eu falo a língua deles”, explica.

A iniciativa deu um retorno enorme, segundo Fabrício, que virou sucesso entre os concursandos na internet. Com milhares de seguidores nas redes sociais, ele diz que a quantidade de acessos foi surpreendente. “Estudar português não precisa ser chato! É possível, com simples gestos, democratizar e disseminar o bom ensino, fazendo com que conteúdos relevantes cheguem a todos, independentemente de onde as pessoas moram e quais são suas condições financeiras”, afirma.

E o objetivo do professor é que esse número aumente cada vez mais.  “As regras gramaticais possuem lógica, e tudo o que faço é tentar mostrar isso. Foi preciso inovar”, afirma. São vários os temas já abordados em seus vídeos, que podem ser acessados pelo seu canal: www.youtube.com/fabriciodutraTV. Entre os  mais visualizados estão: aulão gratuito sobre português no Cespe’, ‘substantivos e adjetivos’, ‘não se usa vírgula’, entre outros. 

E, para finalizar, Fabrício dá uma dica importante para quem quer fazer bonito na hora da prova: “A leitura, a resolução de simulados, a atenção às aulas, sejam elas onlines ou presenciais, vão ser os seus principais aliados para aprender gramática. Com dedicação e disciplina, o sucesso é certo”.

As dicas do professor podem ser encontradas nos seguintes endereços:

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/channel/UCqgCusJOneAeVOlT4TMZNiA

 

Facebook

https://www.facebook.com/ProfFabricioDutra/

 

Instagram

‘oficialfabriciodutra